Therê – Guia Literário e Afetivo de Teresina é o novo livro do escritor Arnaldo Boson Paes.

A obra foi lançada no aniversário do autor, sábado passado (25/10), na presença de familiares, amigos e outros convidados.

Já no prólogo, Boson traz a explicação do título, gravado na Grande Enciclopédia Internacional de Piauiês, do jornalista, professor e poeta Paulo José Cunha: “Therê, forma sincopada de Teresina, como Sampa é de São Paulo, Copa é de Copacabana, Floripa de Florianpolopis, Belô de Belo Horizonte”.

Em prosa e verso

O livro apresenta Teresina na visão de historiadores, romancistas, poetas, cronistas e compositores que interpretam a cidade desde a sua origem, em 1852, até os dias atuais.

Boson faz recortes das obras desses autores de modo a enquadrar a capital em cada momento retratado por eles:

“Nossa aventura literária levará o leitor à Cidade Nascente de Monsenhor Chaves, à Cidade Provinciana de Abdias Neves e à Cidade em Chamas de Fontes Ipiapina.  Continuaremos pela Cidade Pitoresca de H. Dobal e pela Cidade Amada de A. Tito Filho”.

E promete, ainda:

“Nossa jornada não para aí: ela guiará o leitor também pela Cidade Verde de Ribamar Garcia, a Cidade Marginal de Oton Lustosa, a Cidade Mutante de Cineas Santos. E também pela Cidade Poética de Lucídio Freitas e de outros poetas e, finalmente, pela Cidade Musical de Torquato Neto e de outros compositores”.

O autor

Arnaldo Boson Paes é baiano. Desde a adolescência mora em Teresina, onde deu prosseguimento aos seus estudos, fez-se magistrado, professor universitário e escritor.

Seu novo livro, publicado pela Bienal Editora, já foi distribuído nas principais livrarias de Teresina.

(Imagens: Jonathan Dourado)

Isabel Fonteles, governador Rafael Fonteles, Boson e Van Fernandes.

O autor e família.

Boson com a presidente da APL, Fides Angélica, e o professor Marcelino Leal.

Com o conselheiro Jaylson Campelo, apresentador da obra, e Fabrícia.

O romance O Lago e a Urbe, do escritor e acadêmico Oton Lustosa, foi lançado na Academia Piauiense de Letras (APL) em sessão prestigiada, no último sábado (24/05).

A apresentação da obra foi feita pelo professor e acadêmico Felipe Mendes. A sessão foi presidida pelo acadêmico Fonseca Neto, vice-presidente da APL. O livro foi publicado pela Bienal Editora.

Além de acadêmicos, familiares do autor e outras destacadas personalidades do mundo intelectual, participaram do evento autoridades da magistratura, como os presidentes do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Aderson de Brito Nogueira, e do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Sebastião Martins, dos quais o autor foi colega.

O desembargador e escritor Durval Aires Filho, membro da Academia Cearense de Letras, também prestigiou o evento. Também se fizeram presentes o desembargador Arnaldo Boson, do TRT do Piauí, e o ex-senador Elmano Férrer.

A obra

O novo romance de Oton Lustosa tem como tema principal a seca da lagoa de Parnaguá, fato ocorrido no ano de 2015; um fenômeno da natureza que impactou toda a região do Extremo Sul do Piauí e muito particularmente a população parnaguaense.

Ao longo do enredo, alguns conflitos paralelos se sucedem, como a crítica agressiva e interesseira de Alzira às atitudes do pai, o protagonista, a quem acusa de não honrar a memória da esposa falecida e de malbaratar o patrimônio da família.

Outro aspecto trabalhado na obra é a resistência de Adamastor (o ambientalista) às iniciativas expansionistas do agronegócio que, embora possa gerar grandes receitas e promover o desenvolvimento regional, quase sempre causa degradação ao meio ambiente.

Ao encerrar a sua composição literária, o autor, em final aberto, deixa ao leitor a faculdade de refletir sobre: desenvolvimento, riqueza e preservação ambiental; costumes, inovações tecnológicas e consumismo; religiosidade, superstição, fé, amor, solidão, traumas individuais e sociais, dentre outros temas.

O livro já foi lançado em Parnaguá, terra natal do autor, e Corrente. O próximo lançamento será em Parnaíba, onde Oton Lustosa morou e atuou como magistrado.

O livro “A Rua Coelho de Rezende”, de autoria do médico e deputado federal Flávio Nogueira, será lançado na próxima segunda-feira (08/07), às 19h30, no Restaurante La Pasta Gialla, situado na Rua Angélica, 1041, bairro de Fátima.

Em seu novo livro, Flávio Nogueira traz a biografia de Simplício Coelho Melo de Resende, nascido em Piripiri (1841) e falecido em Manaus (1915).

Coelho de Resende foi uma destacada personalidade da vida pública do Piauí entre o final do Segundo Império e o início do período republicano e dá nome a uma das principais ruas do Centro de Teresina.

Ao longo das 192 páginas do livro, o autor narra os principais acontecimentos da vida do biografado a partir de uma caminhada dominical que faz como transeunte pela Rua Coelho de Resende.

A cada esquina, uma breve parada, na qual relaciona seus entroncamentos e vizinhanças com outras ruas e logradouros que se remetem a memórias de vultos e fatos históricos ligados ao personagem central do livro.

Nessa caminhada pela rua e pela história, o autor conta os eventos marcantes da vida de Coelho de Resende em todos os campos em que ele desempenhou suas atividades.

Assim vai destacando a atuação política, jornalística, jurídica e no magistério, assinalando voz abolicionista do biografado.

O livro “A Rua Coelho de Resende” sai pela Bienal Editora.

O ex-governador Wilson Martins lançou, na noite de sábado (09/03), no Centro Cultural SESC Cajuína, o seu livro Bacia do Canindé.

O lançamento contou com a presença do governador em exercício Themístocles Filho, sendo prestigiado ainda por várias outras autoridades, familiares do autor e outros convidados.

A apresentação da obra foi feita pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, e pelo jornalista Zózimo Tavares.

O cerimonial foi conduzido pela conselheira Lílian Martins, esposa do autor.

Houve a exibição de um documentário com o registro das andanças de Wilson Martins pela região pesquisada, em viagens de estudo.

A renda do lançamento foi doada pelo autor à Fundação Cristo Rei/Museu Dom Avelar e à Fundação Maria Carvalho Santos.

O livro

O livro é uma pesquisa do ex-governador Wilson Martins sobre a bacia do Canindé realizada ao longo de vários anos.

Esta bacia é composta por 14 rios e 418 riachos, cobrindo 89 municípios do Sul do Piauí.

Além da descrição geofísica do Vale do Canindé, em 500 páginas a obra traz informações sobre aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da região.

“O leitor de Bacia do Canindé será levado a viajar no tempo; do primitivo e atrasado Piauí ao moderno Estado em construção – tudo isso na mesma região”.

A opinião foi manifestada pelo ministro Wellington Dias (Desenvolvimento Social), no prefácio do livro Bacia do Canindé, que o ex-governador Wilson Martins lançará no próximo sábado (09/03), em Teresina.

O ministro assegura que o autor surpreenderá o leitor “com seus profundos estudos e disposição que teve de ir em cada canto desta bacia”.

E avisa: “E quem pensa que já sabe muito a respeito descobrirá que ainda tem muito a aprender, e que também falta desbravar muitos lugares em nosso rico Piauí”.

Descoberta do Piauí

O livro de Wilson Martins, segundo o ministro, além de descrever a Bacia do Canindé em detalhes, trata ainda sobre a história e a cultura da gente da região: clima, secas, geologia, aquíferos, riqueza mineral, turismo, comércio, agricultura e agropecuária.

“Ao tempo em que retrata a vida rigorosa da caatinga, o estudo embarca nas mudanças econômicas e sociais que a região experimentou nas últimas décadas”, enfatiza.

Por fim, o prefaciador prevê que “Bacia do Canindé é um marcante topônimo que, na obra de Wilson Martins, vai acender o entusiasmo para que o mundo, o Brasil e o próprio Piauí descubram o Piauí”.

O livro do ex-governador Wilson Martins, publicado pela Bienal Editora, será lançado no Salão Nobre Nerina Castelo Branco, no Centro Cultural SESC Cajuína, a partir das 18h de sábado próximo.