O livro João Paulo dos Reis Veloso: Contribuições para o planejamento econômico do Brasil foi lançado no 24º Salão do Livro do Piauí (SaLiPi).
A obra, de autoria do economista e professor Assis Veloso, foi apresentada pelo jornalista e escritor Zózimo Tavares, com mediação do economista e escritor Felipe Mendes e da historiadora e escritora Teresinha Queiroz.
O lançamento ocorreu na noite de ontem (07/06), no auditório Estação Letras e Expressões, com a presença de um grande número de convidados.
Após o lançamento, houve sessão de autógrafos no estande da Bienal Editora no SaLiPi 2026.
O livro
A obra foi publicada pela Bienal Editora e destaca as contribuições do economista e ex-ministro Reis Velloso para as atividades de planejamento econômico e de formulação de políticas de desenvolvimento no país, enquanto exerceu funções de assessoria e de direção superior nos governos da República, nas décadas de 1960 e 1970.
O autor é Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e foi professor da Universidade Federal do Piauí.





O livro Flores Vermelhas em Noites Azuis, do advogado, escritor e acadêmico Moisés Reis, será lançado neste sábado (25/10), às 10h, na Academia Piauiense de Letras (APL).
A obra, publicada pela Bienal Editora, está saindo em nova edição – revista ampliada e melhorada.
O autor, advogado militante e escritor, já publicou, entre outros, os livros Olhos de Argos e Constitucionalismo e Profecia em Roberto Campos: O Liberal e o Liberalismo na Constituição de 1988.
É sócio do Instituto Histórico de Oeiras e membro da Academia Piauiense de Letras, onde ocupa a Cadeira 28.
Outros livros serão lançados na sessão deste sábado da APL.
O presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, lançou ontem (28/05) o seu livro Controle de Políticas Públicas: A experiência do Tribunal de Contas do Piauí na abertura do Seminário de Pesquisa em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Em sua fala aos participantes do evento, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí deu ênfase à postura da Corte, nos últimos anos, ao direcionar o foco de sua atuação para o acompanhamento e a avaliação de políticas públicas, sem descuidar do aspecto de fiscalização.
Ele acentuou que essa guinada do TCE, objeto de estudo de seu livro, contribui para a correção de rumos e mitigação de eventuais erros na execução de políticas públicas. Isso resulta, segundo ele, no combate mais eficaz ao desperdício de recursos oficiais e na melhoria da qualidade dos serviços públicos.
Kennedy Barros é advogado e mestre em Ciência Política pela UFPI e seu livro, publicado pela Bienal Editora, é resultado da dissertação que defendeu ao final do curso.
O evento
O Seminário de Pesquisa em Ciência Política da UFPI segue até amanhã (sexta-feira, 30), no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, com a participação de professores, alunos da graduação e da pós-graduação em Ciência Política e outros convidados.
A cerimônia de abertura contou com a presença do pró-reitor de Pós-Graduação da UFPI, professor Carlos Sait, e do diretor do CCHL, professor Vitor Sandes.
A palestra de abertura, intitulada “Ciência Política: Desafios Institucionais, Práticas e Produção de Saberes”, foi proferida pela cientista política e professora Olívia Perez, diretora da Editora da UFPI. O seminário é conduzido pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, professor Raimundo Júnior.










A professora Maria do Carmo Boson Paes lançou, neste final de semana, em Teresina, o livro “Nos passos de Maria – uma peregrinação pelos caminhos da fé”.
Publicado pela Bienal Editora, o livro narra a emocionante jornada de um grupo de piauienses que, em março deste ano, percorreu os principais Santuários Marianos em Portugal, na Espanha e na França.
A obra se apresenta como uma imersão na história, na arte e na espiritualidade desses locais sagrados, destacando a força da devoção mariana e sua vasta influência na cultura e na fé.
De Lisboa a Fátima, de Santiago de Compostela a Lourdes e de Lisieux a Paris, o livro transporta o leitor para os mesmos caminhos de fé trilhados pela autora.
Os lançamentos
O lançamento ocorreu em dois eventos distintos. Na sexta-feira, 23 de maio, o padre Luiz Eduardo Bastos, diretor espiritual da jornada e autor do prefácio do livro, reuniu o grupo de peregrinos em Teresina para uma celebração especial que marcou o início das comemorações.
No sábado, 24 de maio, Maria do Carmo Boson Paes recepcionou familiares e amigos em um restaurante local para o lançamento oficial.
O evento contou com a presença de diversas personalidades, incluindo o conselheiro Kennedy Barros, presidente do Tribunal de Contas do Piauí, o conselheiro Abelardo Vilanova, ex-presidente do TCE-PI, o desembargador do Trabalho Arnaldo Boson Paes, a empresária Van Fernandes e o jornalista Zózimo Tavares (membro da Academia Piauiense de Letras e editor do livro).
O próximo lançamento será em Brasília, onde reside a autora.

Confraternização dos peregrinos, em Teresina.



Lançamento do livro em Teresina


O escritor e acadêmico Oton Lustosa, desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Piauí, lança um novo livro no próximo sábado (24/05), às 10h, na Academia Piauiense de Letras.
Trata-se do romance O Lago e a Urbe. A obra, publicada pela Bienal Editora, será apresentada pelo professor e acadêmico Felipe Mendes.
O novo romance de Oton Lustosa tem como tema principal a seca da lagoa de Parnaguá, o maior lago natural do Brasil. O fato ocorreu em 2015.
O fenômeno da natureza impactou toda a região do Extremo Sul do Piauí e muito particularmente a população parnaguaense.
Ao longo do enredo, alguns conflitos paralelos se sucedem, como a crítica agressiva e interesseira de Alzira às atitudes do pai, o protagonista, a quem acusa de não honrar a memória da esposa falecida e de malbaratar o patrimônio da família.
Também ganha destaque a resistência de Adamastor (o ambientalista) às iniciativas expansionistas do agronegócio que, embora possa gerar grandes receitas e promover o desenvolvimento regional, quase sempre causa degradação ao meio ambiente.
Ao encerrar a sua composição literária, sobre um tema da atualidade, o autor, em final aberto, deixa ao leitor a faculdade de refletir sobre: desenvolvimento, riqueza e preservação ambiental; costumes, inovações tecnológicas e consumismo; religiosidade, superstição, fé, amor, solidão, traumas individuais e sociais, dentre outros temas que, conforme as circunstâncias, engrandecem ou diminuem o ser humano.

O novo romance de Oton Lustosa.
O romance O Lago e a Urbe, do escritor e acadêmico Oton Lustosa, será lançado nesta sexta-feira (25/04) no município de Parnaguá, a 800 quilômetros de Teresina e terra natal do autor.
A sessão de lançamento da obra será realizada a partir das 17 horas, na Câmara Municipal, situada na Praça Marquês de Paranaguá, no Centro da cidade.
O evento conta com o apoio cultural da Prefeitura e da Câmara Municipal de Parnaguá.
A obra será lançada no sábado (26/04) no município de Corrente. O lançamento está marcado para as 19h, no Campus do IFPI, localizado no bairro nova Corrente.
A obra
O novo romance de Oton Lustosa tem como tema principal a seca da lagoa de Parnaguá, fato ocorrido em 2015. O fenômeno da natureza impactou toda a região do Extremo Sul do Piauí e muito particularmente a população parnaguaense.
Ao longo do enredo, alguns conflitos paralelos se sucedem, como a crítica agressiva e interesseira de Alzira às atitudes do pai, o protagonista, a quem acusa de não honrar a memória da esposa falecida e de malbaratar o patrimônio da família.
Também ganha destaque a resistência de Adamastor (o ambientalista) às iniciativas expansionistas do agronegócio que, embora possa gerar grandes receitas e promover o desenvolvimento regional, quase sempre causa degradação ao meio ambiente.
Ao encerrar a sua composição literária, o autor, em final aberto, deixa ao leitor a faculdade de refletir sobre: desenvolvimento, riqueza e preservação ambiental; costumes, inovações tecnológicas e consumismo; religiosidade, superstição, fé, amor, solidão, traumas individuais e sociais, dentre outros temas que, conforme as circunstâncias, engrandecem ou diminuem o ser humano.
O romance sai pela Bienal Editora.

O lançamento do livro Doutor Sanfoneiro: história e memória superlotou o plenário da Câmara Municipal de Esperantina – a 190 quilômetros de Teresina.
A obra traz a biografia de Bernardo Pereira de Sá, o primeiro sanfoneiro da cidade e da região dos cocais.
Aos 98 anos, com memória e lucidez perfeitas, o biografado participou do ato de lançamento e recebeu muitos cumprimentos.
O livro foi escrito pelo historiador Bernardo Pereira de Sá Filho, professor-doutor da Universidade Federal do Piauí, e publicado pela Bienal Editora.
O autor explicou o processo de feitura da obra e saudou várias pessoas cujas histórias de vida se confundem com a da cidade.
Também destacou a importância de se preservar a memória individual e coletiva como forma de preservar a identidade dos esperantinenses e a história da cidade.
Música no lançamento
O evento foi realizado no sábado (31/08) e presidido pelo secretário municipal de Educação, professor Valdemir Miranda, que fez a apresentação da obra.
A mesa de honra contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Esperantina, vereador Alfredo de Castro Filho; do autor, do biografado, do professor Bernardo Augusto, que prefaciou o livro, e do secretário municipal de Esporte e Cultura, Marlon Meireles, além do músico e advogado Carlos Alberto.
Prestigiaram ainda o lançamento o vereador Richardson, a senhora Emílio Rebelo, professora aposentada da UFPI; professora Dolores Franco (diretora da UNOPAR); médico José Sampaio; senhora Durvalina Sá, professores, estudantes, políticos, músicos, parentes do biografado e outros convidados.
A Bienal Editora foi representada no evento pelo professor Júlio César de Carvalho Gomes.
O lançamento foi animado por músicas de época, executadas pelo sanfoneiro Santo (filho do homenageado) e o violonista Domingos Santana.
A festa continuou com churrasco e feijoada na comunidade Fortaleza, a 4 quilômetros do centro da cidade.
(Imagens: Isael Castro)










O livro “A Rua Coelho de Resende”, de autoria do médico e deputado federal Flávio Nogueira, foi lançado no restaurante La Pasta Gialla, em Teresina, em ato prestigiado pelo mundo político, empresarial e intelectual.
O governador Rafael Fonteles se fez presente ao lançamento, bem como o vice-governador Themístocles Filho e o deputado federal Marco Aurélio Sampaio.
Além de deputados estaduais, prefeitos de vários municípios também participaram do lançamento, realizado na noite de ontem (08/07).
O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Evandro Alberto, e o vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, prestigiaram o ato.
Membros da Academia Piauiense de Letras também participaram do lançamento, que reuniu ainda familiares do autor, amigos e outros convidados, como o ex-deputado federal constituinte Jesus Tajra e os ex-senadores Elmano Férrer e Eliane Nogueira.
Profissionais de comunicação também se fizeram presentes à festa, como o coordenador estadual de Comunicação, Mussoline Guedes.
A apresentação do livro foi feita pelo jornalista e escritor Zózimo Tavares e o posfácio foi escrito pelo governador Rafael Fonteles.
A obra foi publicada pela Bienal Editora e traz a biografia de Coelho de Resende, piauiense que teve destacada atuação na política, no jornalismo e no magistério entre o final do Império e o começo da República.
(Imagens: Renato Bezerra e Francisco Gilásio)





O livro Bacia do Canindé, de autoria do médico, professor e ex-governador Wilson Martins, será lançado em Oeiras nesta quinta-feira (21/03).
O lançamento está marcado para o Cine Teatro Oeiras (Praça de Eventos), a partir das 21 horas.
A arrecadação com a venda do livro será revertida para ações sociais da APAE de Oeiras e da ATYPAL – Associação dos Pais e Amigos do Autista de Oeiras e Região.
O livro Bacia do Canindé descreve e analisa a maior das nove sub-bacias que compõem a Bacia do Rio Parnaíba.
Como mostra a obra, a Bacia do Canindé é composta por 15 rios e 418 riachos, cobrindo 89 municípios do Sul do Piauí, entre eles Oeiras, todos relacionados no livro.
A obra é ilustrada por imagens, mapas e infográficos e se baseia em vasta bibliografia sobre o tema, bem como em pesquisas de campo realizadas pelo autor ao longo de vários anos de estudo.
O livro sai pela Bienal Editora, com prefácio do senador e ministro Wellington Dias e apresentação do jornalista Zózimo Tavares, ambos da Academia Piauiense de Letras.
O autor
Wilson Nunes Martins nasceu em Santa Cruz do Piauí, no Vale do Canindé, em 1953. É médico e professor aposentado de neurologia na Universidade Federal do Piauí.
Foi também neurocirurgião do Hospital Getúlio Vargas e presidiu a Associação Piauiense de Medicina, no período de 1991 a 1993.
Exerceu os cargos de presidente da Fundação Municipal de Saúde e secretário municipal de Saúde de Teresina.
Elegeu-se deputado estadual em 1994, reelegendo-se nas legislaturas seguintes, até ser eleito vice-governador, em 2006.
Exerceu dois mandatos de governador do Piauí, entre 2010 e 2014.

Capa do livro Bacia do Canindé, com ilustração de Naza.

Lançamento do livro em Teresina, no Centro Cultural SESC Cajuína.
A renda do lançamento do livro Bacia do Canindé, de autoria do ex-governador Wilson Martins, será revertida para as atividades de duas instituições que lidam com ações culturais e sociais no Piauí, a Fundação Cultural Cristo Rei e a Fundação Maria Carvalho Santos.
A Fundação Cultural Cristo Rei mantém o Museu Dom Avelar Brandão Vilela, no bairro Cristo Rei, zona Sul de Teresina (foto em destaque).
Inaugurado em 2019, o museu tem um acervo de 21.400 itens, sendo 14.800 moedas, dentre elas algumas datadas de antes de Jesus Cristo.
O museu abriga biblioteca, o Setor de Arqueologia, um auditório e salas de Reserva Técnica (veja aqui: https://instagram.com/museudomavelar)
O acervo começou a ser constituído a partir das coleções pessoais de moedas, selos e minérios do Pe. Pedro Maione, frutos de viagens à Europa e da doação de amigos, parentes e jesuítas.
As coleções se dividem em: Numismática (moedas), Filatelia (selos), Arqueologia, Conquiliologia (conchas), Mineralogia, Fósseis, Animais taxidermizados, Zoologia e Arte popular mundial.
Luta contra o câncer
Já a Fundação Maria Carvalho Santos é uma instituição sem fins lucrativos com sede em Teresina que atua nos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Tocantins na promoção do diagnóstico precoce do câncer de mama, educação em saúde, práticas de advocacy e adaptação social das mulheres com câncer de mama, doando próteses, perucas, medicamentos, etc.
A entidade reúne voluntários para promover suas ações e, na medida que dispõe de recursos, realiza seus 51 projetos voltados para a problemática do câncer de mama.
Todas as pessoas com câncer de mama são atendidas gratuitamente na sua sede, situada na Rua São Pedro, 3113, bairro Ilhotas.
Há também uma farmácia solidária mantida pela instituição.
Em 22 anos de atuação já atendeu mais de 200 mil mulheres. Todos os anos, realiza o Movimento Outubro Rosa.
O livro
O livro Bacia do Canindé sai pela Bienal Editora em edição de luxo, capa dura e papel couchê, com imagens coloridas. Tem 495 páginas e no lançamento será vendido a R$ 100 o exemplar.
(Fonte: https://afonte.org.br/site/a-fundacao/)

Do acervo do Museu Dom Avelar/Imagem: Jacinto Teles/JTNews

Fundação Maria Carvalho Santos

Capa do livro Bacia do Canindé.
O livro Caminhos de versos, do poeta João Tavares, foi lançado na noite de sábado (28/01), na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Água Branca.
A obra foi lançada na comemoração dos 86 anos de vida do autor, completados no dia 26 de janeiro.
Trata-se de uma autobiografia, produzida entre 2015 e 2020, e publicada pela Bienal Editora.
A obra foi apresentada pelo publicitário Dilson Tavares, autor do prefácio e neto do poeta.
Durante o lançamento, foram lidas correspondências dos escritores José Ribamar Garcia e Oton Lustosa com suas impressões de leitura sobre o livro.
Os dois escritores são membros da Academia Piauiense de Letras.
Poesia e música
O ato contou com a presença do presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, filho do poeta, e do escritor e acadêmico Reginaldo Miranda, ex-presidente da instituição.
Prestigiaram o lançamento os ex-prefeitos Jonas Moura (atual secretário estadual de Transportes) e Zito Lopes, este acompanhado da esposa, Margareth Pimentel.
Os vereadores Emanoel Lopes, Tatiana Carvalho e Cleidimar Tavares, filha do autor, também estiveram no lançamento.
Professores, estudantes, amigos, filhos, netos e outros parentes do autor também se fizeram presentes.
Um trio musical composto por alunos do Projeto Música para os Aguabranquenses interpretou poemas e canções do autor, que é também repentista e cordelista.
(Imagens: Luciano Klaus)
















O lançamento do livro “HGV – Um marco na saúde do Piauí”, do jornalista Zózimo Tavares, reuniu autoridades, profissionais de saúde, funcionários do hospital e outros convidados na manhã desta sexta-feira, 27/05.
O ato foi realizado no auditório do Hospital Getúlio Vargas e, segundo o seu diretor, Osvaldo Mendes, marcou o encerramento das comemorações dos 80 anos de inauguração do HGV, ocorrida em 3 de maio de 1941.
Presenças
Além dos secretários de Governo, Antônio Neto, e de Saúde, Neris Júnior, participaram do evento o presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), Ítalo Rodrigues, e o reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes.
Também estiveram presentes familiares do médico e governador Leônidas Melo, idealizador e construtor do HGV; ex-diretores do hospital, o vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, acadêmicos de medicina e o deputado estadual Pablo Santos, autor da emenda parlamentar que viabilizou a publicação da obra, executada através da Secretaria Estadual de Cultura e publicada pela Bienal Editora.
A família de Leônidas Melo foi representada pela filha, professora Socorro Melo, e por netos e bisnetos, dentre eles o pequeno Bernardo, de apenas 8 anos.
Os professores Felipe Mendes e Plínio Macêdo, membros da Academia Piauiense de Letras, também se fizeram presentes.
Piauí grande
A apresentação do livro foi feita pelo médico Luiz Ayrton Santos Júnior, professor de História da Medicina na FACIME/Universidade Estadual do Piauí e membro da Academia Piauiense de Letras e da Academia de Medicina do Piauí.
Segundo Zózimo Tavares, o livro nasceu da curiosidade que todos temos pelas coisas grandiosas do Piauí. “E o HGV é uma delas. Até o início dos anos 1970, foi a maior obra pública do Estado, só perdendo esta posição após a construção da usina hidrelétrica de Boa Esperança”, observou.
O secretário Antônio Neto parabenizou o jornalista Zózimo Tavares pela obra e destacou que ela será um legado importante para a história da medicina do Piauí e para a história do nosso Estado.
O secretário de Saúde, Neris Junior, também destacou a importância do livro pelo resgate que faz da história do maior hospital do Piauí.
















Em solenidade concorrida e prestigiada, foi lançado, nesta quarta-feira (18/05), em Teresina, o livro autobiográfico “Pedro Almeida – Uma escolha pela vida”.
O lançamento foi feito no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Piauí, com apresentação do editor da obra, jornalista e escritor Zózimo Tavares, e do seu coautor, professor e desembargador Arnaldo Boson, do Tribunal Regional do Trabalho – 22ª Região.
Além de políticos, magistrados, empresários e outros convidados, participaram do lançamento o presidente da Academia de Medicina do Piauí, Itamar Costa; a presidente da Academia Piauiense de Letras Jurídicas, Fides Angélica, e o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí, professor Fonseca Neto.
A renda do lançamento foi destinada integralmente ao Lar de Maria, instituição que cuida de pacientes portadores de câncer em Teresina.
O livro será lançado nesta sexta-feira (20/05) no município de Remanso, onde o biografado reside e atua como médico há quase 50 anos, atendendo pacientes da Bahia, Pernambuco e Piauí.
Com 215 páginas e publicado pela Bienal Editora, o livro conta a vida e a trajetória profissional do médico Pedro Almeida da Silva, nascido no município baiano de Campo Alegre de Lourdes, em 1945.
Título de Cidadania
O lançamento em Teresina ocorreu depois que o biografado e o coautor receberam no plenário da Assembleia Legislativa o título de Cidadão Piauiense.
O médico recebeu o título de Cidadão Piauiense por proposição do deputado Severo Eulálio (MDB), em reconhecimento aos serviços prestados aos piauienses da região de São Raimundo Nonato.
O título de cidadania para o desembargador Arnaldo Boson foi proposto pelo deputado João Mádison, também do MDB.
Boson fez da tribuna da Assembleia o discurso de agradecimento em nome dos homenageados.
CLIQUE AQUI e leia o pronunciamento:





O médico baiano Pedro Almeida da Silva recebe, nesta quarta-feira (18/05), às 10 horas, na Assembleia Legislativa, o título de Cidadão Piauiense.
Em seguida, ele lança no Salão Nobre da Assembleia o livro “Pedro Almeida – Uma escolha pela vida”, sobre sua vida e trajetória profissional.
A obra, publicada pela Bienal Editora, foi organizada pelo desembargador e professor Arnaldo Boson, que na ocasião também receberá o título de Cidadão Piauiense.
O biografado
Pedro Almeida da Silva nasceu em maio de 1945, no município de Campo Alegre de Lourdes, na Bahia.
Reside na cidade baiana de Remanso, onde atua como médico desde 1974. É sócio-fundador do Hospital São Pedro, na cidade onde mora.
O livro conta a sua história de vida e medicina, marcada por intensa atuação profissional, por quase 50 anos, no Vale do São Francisco, atendendo pacientes de municípios dos Estados da Bahia, Pernambuco e Piauí.
A obra será lançada na sexta-feira (20) em Remanso.
O médico recebe o título de Cidadão Piauiense por proposição do deputado Severo Eulálio (MDB), em reconhecimento aos serviços prestados aos piauienses da região de São Raimundo Nonato.

O governador Wellington Dias participou na noite de ontem (24/05) da live de lançamento do livro “Carnaúba, uma riqueza do Piauí”, realizada através dos canais digitais do Governo do Estado.
Wellington Dias instituiu a carnaúba como árvore-símbolo do Piauí em 2017 e, depois da leitura do livro do jornalista Zózimo Tavares, declarou: “É um trabalho importante. Recomendo a cada piauiense que adquira o livro para si e também para presentear alguém do Brasil ou do mundo inteiro, pois a obra é bilíngue, em português e inglês”.
Livro premiado
A apresentação da live foi do secretário de Cultural, jornalista e deputado estadual Fábio Novo. Ele informou que o livro foi contemplado pela Lei Aldir Blanc com o Prêmio Maria da Inglaterra.
Também destacou que, dos 1.400 projetos culturais premiados no Piauí, “Carnaúba” era o primeiro a ser executado. Ele falou ainda da importância da carnaúba, destacando que dela tudo se aproveita – da raiz às palhas.
Carnaúba na história
O presidente do Conselho Estadual de Cultura, jurista e acadêmico Nelson Nery Costa, apontou a relevância da carnaúba para a economia e para a cultura piauienses.
Ele disse que o ciclo extrativista, no qual a carnaúba se destacou, deu impulso à industrialização do Piauí.
O presidente do Conselho disse também que a carnaúba se faz presente na literatura piauiense desde o romance “Ataliba, o vaqueiro”, de Francisco Gil Castelo Branco, publicado em 1880.
Ele destacou ainda que uma das páginas mais trágicas e heroicas do Piauí, a Batalha do Jenipapo, ocorrida em 13 de março de 1823, teve como cenário os carnaubais de Campo Maior.
O jornalista Zózimo Tavares informou que a ideia do livro foi do governador Wellington Dias, que também idealizou a live de lançamento da obra. Ele disse que a carnaúba é um patrimônio natural, econômico, social e cultural do Piauí.
FICHA TÉCNICA:
Título: “Carnaúba, uma riqueza do Piauí” (Carnauba a wealth of Piaui)
Autor: Zózimo Tavares
ISBN: 978-85-67525-10-5
Páginas: 168
Formato: 20×20
Preço: R$100 (frete grátis para todo o Brasil)
Link de venda: www.benal.editora.com.br e WhatsApp: (86) 9 9559-5252
O livro “Carnaúba, uma riqueza do Piauí” (Carnauba a wealth of Piaui) será lançado nesta segunda-feira (24/05), às 19h, no formato virtual.
A live de lançamento contará com a presença do governador Wellington Dias; do secretário de Cultura, deputado Fábio Novo; do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nelson Nery, e do autor, jornalista Zózimo Tavares.
A obra, em edição de luxo e bilíngue (português e inglês), conta a história da carnaúba, sua participação nos ciclos econômicos do Piauí e seus multiusos.
A obra é ilustrada com fotografias de Aureliano Müller, Ehrlich Cordão, Juscelino Reis e Valdeci Ribeiro. A versão para a língua inglesa é da jornalista Biá Boakari.
Prêmio
A livro sobre a carnaúba, árvore-símbolo do Piauí, foi produzido pela Bienal Editora, mobilizando uma equipe de dez profissionais, coordenada pelo jornalista Zózimo Tavares.
É o primeiro projeto de literatura contemplado com o Prêmio Maria da Inglaterra/Lei Aldir Blanc a ser executado.
LINK de acesso ao lançamento: https://youtu.be/BFjePIFpkdc
FICHA TÉCNICA:
Título: “Carnaúba, uma riqueza do Piauí” (Carnauba a wealth of Piaui)
Autor: Zózimo Tavares
ISBN: 978-85-67525-10-5
Páginas: 168
Formato: 20×20
Preço: R$100 (frete grátis para todo o Brasil)
Onde compar: bienal.editora.com.br e WhatsApp (86) 9 9559-5252