O Cine Teatro Oeiras lotou no lançamento do livro Bacia do Canindé, do médico e ex-governador Wilson Martins.

O lançamento da obra na Primeira Capital ocorreu na quinta-feira à noite (21/03), como parte da programação cultural da Semana Santa em Oeiras.

Desde o início da semana, as ruas dos quatro cantos do Centro Histórico abrem espaço para diversas manifestações de fé e religiosidade únicas da cidade.

O programa de atividades culturais segue até 31 de março.

O lançamento

O lançamento do livro foi precedido pela apresentação da Orquestra Bandolins de Oeiras, executando peças oficiais, sacras e populares.

A apresentação da obra foi feita pelo secretário municipal de Cultura de Oeiras, Júnior Viana.

O jornalista e acadêmico Zózimo Tavares, diretor da Bienal Editora, responsável pela publicação do livro, também fez uso da palavra.

Wilson Martins falou do principal objetivo do livro, que é mostrar uma riqueza natural do Piauí, a bacia do Canindé, e de sua emoção de lançar a obra na cidade.

Oeiras é um dos 89 municípios que integram a Bacia do Rio Canindé, composta por 15 rios e 418 riachos.

Ao final, Wilson Martins recebeu homenagem do Instituto Histórico de Oeiras, através de sua presidente, professora Inácia Rodrigues, e iniciou sessão de autógrafos, encerrada perto da meia-noite.

Entre os presentes ao ato estavam o prefeito José Raimundo; o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Espedito Martins; a conselheira Lílian Martins (TCE-PI); o historiador e acadêmico Fonseca Neto, vice-presidente da Academia Piauiense de Letras e presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí; e o presidente da Fundação Nogueira Tapety, Carlos Rubem.

Também se fizeram presentes o deputado estadual Bessah Sá; o ex-prefeito e ex-deputado federal B. Sá; o ex-deputado federal Tapety Júnior; os ex-deputados estaduais Rubem Martins e Mauro Tapety; parentes do autor, professores e outros convidados.

(Imagens: Douglas Ribeiro)

Os conflitos sobre os limites do Piauí com o Ceará estão entre os assuntos abordados no livro Bacia do Canindé, que será lançado neste sábado (09/03) pelo médico e ex-governador Wilson Martins.

Foi Wilson Martins que, como governador, ajuizou no Supremo Tribunal Federal a ação pedindo uma decisão mostrando a quem pertence a área em conflito, compreendendo quase 3.000 quilômetros quadrados.

A ação foi ajuizada em 2011, após o acirramento dos ânimos entre os dois Estados, diante de uma pesquisa do IBGE indicando que a maioria dos domicílios da área está em território cearense.

O Supremo designou o Exército brasileiro para produzir estudo sobre a divisa entre os dois Estados e deve julgar a ação até o final deste semestre.

No livro, Wilson Martins relata em 20 páginas (55 a 75) toda a história sobre o conflito, informando que o início dela remonta a 1535. A obra atualiza as informações sobre o assunto.

O livro Bacia do Canindé foi publicado pela Bienal Editora e será lançado neste sábado a partir das 18h, no Centro Cultural SESC Cajuína.

Capa do livro Bacia do Canindé/Reprodução

A renda do lançamento do livro Bacia do Canindé, de autoria do ex-governador Wilson Martins, será revertida para as atividades de duas instituições que lidam com ações culturais e sociais no Piauí, a Fundação Cultural Cristo Rei e a Fundação Maria Carvalho Santos.

A Fundação Cultural Cristo Rei mantém o Museu Dom Avelar Brandão Vilela, no bairro Cristo Rei, zona Sul de Teresina (foto em destaque).

Inaugurado em 2019, o museu tem um acervo de 21.400 itens, sendo 14.800 moedas, dentre elas algumas datadas de antes de Jesus Cristo.

O museu abriga biblioteca, o Setor de Arqueologia, um auditório e salas de Reserva Técnica (veja aqui:  https://instagram.com/museudomavelar)

O acervo começou a ser constituído a partir das coleções pessoais de moedas, selos e minérios do Pe. Pedro Maione, frutos de viagens à Europa e da doação de amigos, parentes e jesuítas.

As coleções se dividem em: Numismática (moedas), Filatelia (selos), Arqueologia, Conquiliologia (conchas), Mineralogia, Fósseis, Animais taxidermizados, Zoologia e Arte popular mundial.

Luta contra o câncer

Já a Fundação Maria Carvalho Santos é uma instituição sem fins lucrativos com sede em Teresina que atua nos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Tocantins na promoção do diagnóstico precoce do câncer de mama, educação em saúde, práticas de advocacy e adaptação social das mulheres com câncer de mama, doando próteses, perucas, medicamentos, etc.

A entidade reúne voluntários para promover suas ações e, na medida que dispõe de recursos, realiza seus 51 projetos voltados para a problemática do câncer de mama.

Todas as pessoas com câncer de mama são atendidas gratuitamente na sua sede, situada na Rua São Pedro, 3113, bairro Ilhotas.

Há também uma farmácia solidária mantida pela instituição.

Em 22 anos de atuação já atendeu mais de 200 mil mulheres. Todos os anos, realiza o Movimento Outubro Rosa.

O livro

O livro Bacia do Canindé sai pela Bienal Editora em edição de luxo, capa dura e papel couchê, com imagens coloridas. Tem 495 páginas e no lançamento será vendido a R$ 100 o exemplar.

(Fonte: https://afonte.org.br/site/a-fundacao/)

Do acervo do Museu Dom Avelar/Imagem: Jacinto Teles/JTNews

Fundação Maria Carvalho Santos

Capa do livro Bacia do Canindé.