O mundo político, empresarial e intelectual prestigiou o lançamento do documentário Dirceu Arcoverde 100 anos e do livro Dirceu Arcoverde – Esperança interrompida, realizado no Sesc Cajuína, em 16 de março passado.
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, e o deputado federal Flávio Nogueira estão entre os políticos que circularam pelo evento.
Também participaram do lançamento o ex-governador Wilson Martins, membros da Academia Piauiense de Letras e o humorista João Cláudio Moreno.
O lançamento foi articulado pelo deputado federal Júlio Arcoverde, filho do homenageado.
O evento foi organizado pela Plug Propaganda e a UPJ Produções, produtoras do filme, e pela Bienal Editora, responsável pela publicação do livro.
O filme
Com 40 minutos de duração, o filme tem roteiro do publicitário George Mendes e do jornalista Zózimo Tavares.
A produção mergulhou fundo no acervo de imagens do senador e ex-governador Dirceu Arcoverde, falecido em 16 de março de 1979.
O filme traz também depoimentos de contemporâneos que conviveram com Dirceu na condição de médicos, amigos, assessores, correligionários e adversários.
O documentário apresenta, ainda, filmes publicitários do Governo Dirceu Arcoverde e trechos de seu único discurso no Senado.
Biografia
O livro, de autoria do jornalista e cientista político Zózimo Tavares, conta a história de vida, a carreira profissional e a trajetória política do ex-governador e ex-senador Dirceu Arcoverde, nascido em Amarante, em 1925.
O biografado foi um conceituado médico, um dos fundadores da Faculdade de Medicina do Piauí e secretário estadual de Saúde no primeiro Governo Alberto Silva (1971 – 1975).
Ele governou o Piauí de 1975 a 1978, quando renunciou para concorrer ao Senado.
Vitorioso nas urnas, exerceu o mandato por apenas 44 dias, pois faleceu em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) quando fazia seu discurso de estreia na tribuna do Senado. Tinha 53 anos.






