ESPECIAL: Dirceu Arcoverde: 100 anos (Parte 2)

Por: Assessoria

Teresina - PI

Inauguração da Estação de Tratamento de Água de Teresina, com a presença do presidente Ernesto Geisel, em agosto de 1978/Imagem: acervo da família.
Inauguração da Estação de Tratamento de Água de Teresina, com a presença do presidente Ernesto Geisel, em agosto de 1978/Imagem: acervo da família.

Compartilhe!

Zózimo Tavares (*)

Um governador de muitas obras

Dirceu Arcoverde foi o sucessor de Alberto Silva e governou o Piauí de março de 1975 a agosto de 1978.

Seu governo deixou um grande acervo de obras públicas, em todas as áreas, mantendo o ritmo frenético de realizações inaugurado pelo seu antecessor.

Dirceu preocupou-se, fundamentalmente, com abastecimento de água, energia elétrica, habitação popular, educação e transporte.

Água até o ano 2000

O novo sistema de água de Teresina considerado à época a maior obra pública do Piauí, depois da hidrelétrica de Boa Esperança, foi construído em seu governo e inaugurado pelo presidente Ernesto Geisel.

Também construiu o Centro de Convenções de Teresina, a primeira etapa do Centro Administrativo do Piauí, a Penitenciária Agroindustrial Major César Oliveira (modelo nacional), a Ceasa, a sede da Cohab (hoje ADH) e o Verdão, além de dezenas de Centros Sociais Urbanos (CSU’s) em todo o Estado e da Colônia de Férias do Iapep, em Luís Correia.

Habitação e energia

Um relatório apresentado no final de seu governo informava que ele construiu seis casas populares por dia, uma sala de aula de dois em dois dias, um hospital a cada 40 dias, um novo sistema de abastecimento de água a cada 26 dias e 2 quilômetros de linhas e transmissão de energia elétrica por dia.

No setor de habitação, Dirceu construiu os grandes conjuntos residenciais de Teresina, como a primeira etapa do Bela Vista, com 912 unidades; a ampliação do Parque Piauí, com 500 moradias; o conjunto Sacy, com 2.034 casas, além da primeira etapa do Itararé (hoje Dirceu Arcoverde), com 3.004 unidades, impulsionando o crescimento da cidade para a zona Sudeste da capital, hoje a maior de Teresina.

Educação e saúde

O governo Dirceu Arcoverde construiu mais de 600 salas de aula, 33 hospitais, unidades mistas e postos de saúde, sistema de energia elétrica em 38 cidades, além de quase 500 quilômetros de eletrificação rural.

Também são de seu governo o novo Quartel do Comando Geral da Polícia Militar e o Hospital da PM, no bairro Ilhotas, e o Parque de Exposição Feira-Agropecuária de Teresina, na BR-343.

Cultura e esporte

Ele foi um governante também com sensibilidade cultural e recuperou monumentos históricos, como a Igreja de São bendito e construiu a Praça- Monumento Da Costa e Silva, na Avenida Maranhão, um dos mais belos cartões postais de Teresina durante muitos anos.

Construiu a segunda etapa do estádio Albertão (fechamento do anel das arquibancadas e cobertura das cadeiras).

Foi o governador de sua geração que mais viajou pelo Estado.

Fez 290 viagens ao interior do Piauí, que à época tinha 114 municípios. Ou seja, um município foi visitado por ele a cada quatro dias. (Continua…)

(*) Zózimo Tavares é jornalista e escritor. Autor da biografia “Dirceu Arcoverde – Esperança interrompida”.

A segunda etapa do estádio Albertão construída e inaugurada por Dirceu

Veja também