Rafael Fonteles escreve posfácio do livro de Flávio Nogueira

Por: Assessoria

Teresina - PI

Governador Rafael Fonteles. Imagem/ CCom.
Governador Rafael Fonteles. Imagem/ CCom.

Compartilhe!

O livro “A Rua Coelho de Resende”, que será lançado nesta segunda-feira (08/07), tem posfácio do governador Rafael Fonteles.

A obra traz a biografia de uma das principais personalidades piauienses com atuação entre o final do Império e o início da República.

O governador Rafael Fonteles destaca que, como jornalista e político, em especial, Coelho de Resende abraçou as grandes causas do Piauí e do Brasil de sua época e teve atuação destacada em episódios de repercussão nacional.

O governador assinala que o livro, de autoria do médico e deputado federal Flávio Nogueira, traz episódios e passagens curiosas e interessantes.

O Porto do Piauí

“Um dado me chamou particularmente a atenção: a enfática defesa que Coelho de Resende fazia, mais de um século e meio atrás, do porto da então Vila da Amarração (hoje Luís Correia), no litoral piauiense, e do aproveitamento do Rio Parnaíba para o transporte de mercadorias”, acentua.

Rafael Fonteles informa que, em discurso pronunciado na Câmara dos Deputados, reproduzido parcialmente nas páginas 67 e 68 do livro de Flávio Nogueira, Coelho de Resende não apenas colocava o Porto da Amarração como essencial ao desenvolvimento do Piauí, mas conseguia enxergar saídas para corrigir eventuais condições desfavoráveis à viabilidade do terminal marítimo, como a necessidade de um calado maior para permitir atracar navios de grande porte.

“É imperioso reconhecer que os esforços de Coelho de Resende não foram suficientes, à época, para viabilizar o nosso terminal marítimo. Mas sua visão de futuro sem dúvida contribuiu para estimular outros políticos e governantes a lutarem pelo porto. E também para manter a esperança dos piauienses que acreditam que os governos devem subverter a lógica do seu tempo e ousar em obras e realizações que signifiquem rupturas, que criem as condições para o crescimento do seu estado ou nação”, observa Rafael Fonteles.

Sonho que se realiza

O governador afirma que, hoje, o Porto de Luís Correia – ou Porto Piauí – é uma realidade.

“Concluímos a primeira etapa em 13 de dezembro de 2023 e avançamos a pleno vapor nas etapas seguintes. Mais do que uma obra de infraestrutura, o Porto representa um futuro de prosperidade e de crescimento sustentável do Piauí, uma obra grandiosa que conecta nosso estado e nossos empreendedores ao comércio internacional de forma eficiente e competitiva. É a espinha dorsal de um ecossistema econômico em expansão, que vai abrir os mercados do mundo para o agro, para a mineração e para as energias limpas do Piauí”, salienta.

O governador destaca, finalmente, que o livro se transforma em “um elogiável trabalho de pesquisa e de seleção de registros históricos que mostra aos leitores um passado que, de um modo ou de outro, moldou o Piauí que somos hoje. E, por meio das grandes personalidades que retrata na obra, mostra que podemos ser muito maiores do que somos”.

Ele parabeniza o deputado Flávio Nogueira pela obra, que será lançada nesta segunda-feira (08/07), às 19h30, no Restaurante La Pasta Gialla, situado na Rua Angélica, 1041, bairro de Fátima.

Primeira etapa do Porto de Luís Correia, entregue em dezembro de 2023. Foto: InvestePiauí/Divulgação

Novo livro der Flávio Nogueira a ser lançado nesta segunda-feira, dia 8, em Teresina.

Veja também