Assim como a Abolição, a chamada Questão Militar contribuiu decisivamente para a derrubada do regime imperial no Brasil, conduzindo à proclamação da República, em 1889.
O estopim dessa crise – a Questão Militar – foi aceso no Piauí, relata o médico e deputado federal Flávio Nogueira, em seu novo livro, A Rua Coelho de Resende.
“Escrevi este livro para contar uma síntese biográfica de Simplício Coelho Melo de Resende, ilustre homem público que dignificou o Piauí durante o Segundo Império e o início do período republicano. O que me motivou foi o fato de, lendo sobre a Proclamação da República, encontrar a Questão Militar como um dos fatores que determinaram a queda da Monarquia”, conta o autor.
Ele acrescenta que muito sucintamente o relato histórico por ele lido dava a entender que o episódio fora originário no Piauí, como um acontecimento ocorrido em Teresina.
“Porém, o incidente obteve repercussão nacional mediante a participação do deputado Simplício Coelho de Resende, que, com sua atuação provocadora daquele episódio, projetou-o historicamente”.
Vulto histórico
Flávio Nogueira informa ainda que, pesquisando, então, sobre o assunto, defrontou-se com uma das biografias da mais suma importância da história do surgimento da República: a de Simplício Coelho de Resende.
“Acontece que Coelho de Resende é nome de uma rua, em Teresina, que, coincidentemente, cruza com diversas artérias que trazem o nome de acontecimentos e vultos históricos do Piauí. E, como eu tive uma clínica situada naquela artéria, em esquina com a Rua Taumaturgo de Azevedo (Clínica de Pulmão Dr. Flávio Nogueira, na Rua Coelho de Resende, nº 500 Sul, no Edifício Ravenna – nome de minha filha primogênita), tive a agradável surpresa de ver que as biografias desses dois personagens da História também se cruzavam”, observa.
O livro A Rua Coelho de Resende sai pela Bienal Editora e será lançado na segunda quinzena deste mês.

Rua Coelho de Resende/Foto: Jairo Moura
Um novo lançamento do livro HGV – Um marco na saúde do Piauí foi feito na sexta-feira (03/05), como parte do programa de comemorações dos 83 anos de inauguração do Hospital Getúlio Vargas.
O lançamento do livro, de autoria do jornalista Zózimo Tavares, ocorreu no auditório do HGV, com a presença do secretário de Saúde, Antônio Luiz; da diretora geral do hospital, Nirvânia Carvalho, e de outros convidados.
A professora Socorro Melo, filha do governador Leônidas de Castro Melo, idealizador e construtor do HGV, também se fez presente ao evento, representando a família.
A história do HGV
Foram exibidos três vídeos de um minuto cada: um produzido pela assessoria de comunicação do HGV, com uma síntese da história do hospital; e outros dois produzidos pela Bienal Editora, que publicou o livro.
Um desses vídeos relata a história do livro e outro registra um dos momentos cruciais da história do HGV, que foi o atendimento às vítimas do acidente ocorrido na inauguração do estádio Albertão, em 1973.
Com 178 páginas, o livro HGV – Um marco na saúde do Piauí foi publicado em 2022, no encerramento das comemorações dos 80 anos do hospital.
O livro pode ser adquirido nas livrarias Entrelivros e Universitária e diretamente no site da editora (bienaleditora.com.br) ou pelo WhatsApp 9559-5252.
O aniversário do hospital
O aniversário de 83 anos de funcionamento do HGV foi comemorado com missa, cerimônia de atualização da galeria de ex-diretores, apresentação do livro “HGV um Marco na Saúde do Piauí” e o descerramento da placa de Certificação Angels Awards da Unidade de AVC do hospital, inaugurada em 2023.
Inaugurado em 3 de maio de 1941, o HGV é referência em várias especialidades médicas. É também uma instituição de ensino, com dez residências médicas e uma residência multiprofissional.
São 384 leitos, com 350 atendimentos ambulatoriais e 50 cirurgias por dia, uma equipe de mais de 2.500 profissionais capacitados.

Professora Socorro Melo, filha de Leônidas Melo, faz uso da palavra na solenidade.

Secretário Antônio Luiz destaca importância do HGV e da necessidade de investimentos no hospital.


Professora Socorro Melo com o jornalista Zózimo Tavares.
O Cine Teatro Oeiras lotou no lançamento do livro Bacia do Canindé, do médico e ex-governador Wilson Martins.
O lançamento da obra na Primeira Capital ocorreu na quinta-feira à noite (21/03), como parte da programação cultural da Semana Santa em Oeiras.
Desde o início da semana, as ruas dos quatro cantos do Centro Histórico abrem espaço para diversas manifestações de fé e religiosidade únicas da cidade.
O programa de atividades culturais segue até 31 de março.
O lançamento
O lançamento do livro foi precedido pela apresentação da Orquestra Bandolins de Oeiras, executando peças oficiais, sacras e populares.
A apresentação da obra foi feita pelo secretário municipal de Cultura de Oeiras, Júnior Viana.
O jornalista e acadêmico Zózimo Tavares, diretor da Bienal Editora, responsável pela publicação do livro, também fez uso da palavra.
Wilson Martins falou do principal objetivo do livro, que é mostrar uma riqueza natural do Piauí, a bacia do Canindé, e de sua emoção de lançar a obra na cidade.
Oeiras é um dos 89 municípios que integram a Bacia do Rio Canindé, composta por 15 rios e 418 riachos.
Ao final, Wilson Martins recebeu homenagem do Instituto Histórico de Oeiras, através de sua presidente, professora Inácia Rodrigues, e iniciou sessão de autógrafos, encerrada perto da meia-noite.
Entre os presentes ao ato estavam o prefeito José Raimundo; o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Espedito Martins; a conselheira Lílian Martins (TCE-PI); o historiador e acadêmico Fonseca Neto, vice-presidente da Academia Piauiense de Letras e presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí; e o presidente da Fundação Nogueira Tapety, Carlos Rubem.
Também se fizeram presentes o deputado estadual Bessah Sá; o ex-prefeito e ex-deputado federal B. Sá; o ex-deputado federal Tapety Júnior; os ex-deputados estaduais Rubem Martins e Mauro Tapety; parentes do autor, professores e outros convidados.
(Imagens: Douglas Ribeiro)



















O ex-governador Wilson Martins lançou, na noite de sábado (09/03), no Centro Cultural SESC Cajuína, o seu livro Bacia do Canindé.
O lançamento contou com a presença do governador em exercício Themístocles Filho, sendo prestigiado ainda por várias outras autoridades, familiares do autor e outros convidados.
A apresentação da obra foi feita pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, e pelo jornalista Zózimo Tavares.
O cerimonial foi conduzido pela conselheira Lílian Martins, esposa do autor.
Houve a exibição de um documentário com o registro das andanças de Wilson Martins pela região pesquisada, em viagens de estudo.
A renda do lançamento foi doada pelo autor à Fundação Cristo Rei/Museu Dom Avelar e à Fundação Maria Carvalho Santos.
O livro
O livro é uma pesquisa do ex-governador Wilson Martins sobre a bacia do Canindé realizada ao longo de vários anos.
Esta bacia é composta por 14 rios e 418 riachos, cobrindo 89 municípios do Sul do Piauí.
Além da descrição geofísica do Vale do Canindé, em 500 páginas a obra traz informações sobre aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da região.





Será neste sábado (09/03), às 18h, o lançamento do livro Bacia do Canindé, de autoria do médico e ex-governador Wilson Martins.
O lançamento da obra ocorrerá no Centro Cultural SESC Cajuína, na Avenida Cajuína, 725, bairro dos Noivos.
O livro resulta de pesquisa do autor desenvolvida ao longo de vários anos. Ele nasceu na região (Santa Cruz do Piauí), à qual fez várias viagens de estudos, procurando documentar da melhor forma o seu trabalho.
Para tanto, em suas observações e entrevistas, fez uso de veículos motorizados e equipamentos modernos como GPS, drone, câmeras digitais e Google Earth.
O estudo apoiou-se em vasta pesquisa bibliográfica, a partir da obra seminal Descrição do Sertão do Piauí, de autoria do missionário Miguel de Carvalho, que publicou em 1694 o primeiro documento histórico sobre o Piauí.
O livro tem 495 páginas e sai pela Bienal Editora, em dição de luxo, capa dura, papel couchê, ilustrado com imagens da região do Vale do Canindé, mapas e infográficos que dão leveza e beleza à obra.
A Bacia do Canindé abrange 89 municípios do Sul do Piauí.
No lançamento, o exemplar será disponibilizado ao preço de R$ 100 e a renda será revertida para a Fundação Cristo Rei/Museu Dom Avelar e a Fundação Maria Carvalho Santos.

Barragem de Poço do Marruá, no município de Patos do Piauí.

Carnaubal no Vale do Canindé.

A renda do lançamento do livro Bacia do Canindé, de autoria do ex-governador Wilson Martins, será revertida para as atividades de duas instituições que lidam com ações culturais e sociais no Piauí, a Fundação Cultural Cristo Rei e a Fundação Maria Carvalho Santos.
A Fundação Cultural Cristo Rei mantém o Museu Dom Avelar Brandão Vilela, no bairro Cristo Rei, zona Sul de Teresina (foto em destaque).
Inaugurado em 2019, o museu tem um acervo de 21.400 itens, sendo 14.800 moedas, dentre elas algumas datadas de antes de Jesus Cristo.
O museu abriga biblioteca, o Setor de Arqueologia, um auditório e salas de Reserva Técnica (veja aqui: https://instagram.com/museudomavelar)
O acervo começou a ser constituído a partir das coleções pessoais de moedas, selos e minérios do Pe. Pedro Maione, frutos de viagens à Europa e da doação de amigos, parentes e jesuítas.
As coleções se dividem em: Numismática (moedas), Filatelia (selos), Arqueologia, Conquiliologia (conchas), Mineralogia, Fósseis, Animais taxidermizados, Zoologia e Arte popular mundial.
Luta contra o câncer
Já a Fundação Maria Carvalho Santos é uma instituição sem fins lucrativos com sede em Teresina que atua nos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Tocantins na promoção do diagnóstico precoce do câncer de mama, educação em saúde, práticas de advocacy e adaptação social das mulheres com câncer de mama, doando próteses, perucas, medicamentos, etc.
A entidade reúne voluntários para promover suas ações e, na medida que dispõe de recursos, realiza seus 51 projetos voltados para a problemática do câncer de mama.
Todas as pessoas com câncer de mama são atendidas gratuitamente na sua sede, situada na Rua São Pedro, 3113, bairro Ilhotas.
Há também uma farmácia solidária mantida pela instituição.
Em 22 anos de atuação já atendeu mais de 200 mil mulheres. Todos os anos, realiza o Movimento Outubro Rosa.
O livro
O livro Bacia do Canindé sai pela Bienal Editora em edição de luxo, capa dura e papel couchê, com imagens coloridas. Tem 495 páginas e no lançamento será vendido a R$ 100 o exemplar.
(Fonte: https://afonte.org.br/site/a-fundacao/)

Do acervo do Museu Dom Avelar/Imagem: Jacinto Teles/JTNews

Fundação Maria Carvalho Santos

Capa do livro Bacia do Canindé.
“O leitor de Bacia do Canindé será levado a viajar no tempo; do primitivo e atrasado Piauí ao moderno Estado em construção – tudo isso na mesma região”.
A opinião foi manifestada pelo ministro Wellington Dias (Desenvolvimento Social), no prefácio do livro Bacia do Canindé, que o ex-governador Wilson Martins lançará no próximo sábado (09/03), em Teresina.
O ministro assegura que o autor surpreenderá o leitor “com seus profundos estudos e disposição que teve de ir em cada canto desta bacia”.
E avisa: “E quem pensa que já sabe muito a respeito descobrirá que ainda tem muito a aprender, e que também falta desbravar muitos lugares em nosso rico Piauí”.
Descoberta do Piauí
O livro de Wilson Martins, segundo o ministro, além de descrever a Bacia do Canindé em detalhes, trata ainda sobre a história e a cultura da gente da região: clima, secas, geologia, aquíferos, riqueza mineral, turismo, comércio, agricultura e agropecuária.
“Ao tempo em que retrata a vida rigorosa da caatinga, o estudo embarca nas mudanças econômicas e sociais que a região experimentou nas últimas décadas”, enfatiza.
Por fim, o prefaciador prevê que “Bacia do Canindé é um marcante topônimo que, na obra de Wilson Martins, vai acender o entusiasmo para que o mundo, o Brasil e o próprio Piauí descubram o Piauí”.
O livro do ex-governador Wilson Martins, publicado pela Bienal Editora, será lançado no Salão Nobre Nerina Castelo Branco, no Centro Cultural SESC Cajuína, a partir das 18h de sábado próximo.
O lançamento do livro “HGV – Um marco na saúde do Piauí”, do jornalista Zózimo Tavares, reuniu autoridades, profissionais de saúde, funcionários do hospital e outros convidados na manhã desta sexta-feira, 27/05.
O ato foi realizado no auditório do Hospital Getúlio Vargas e, segundo o seu diretor, Osvaldo Mendes, marcou o encerramento das comemorações dos 80 anos de inauguração do HGV, ocorrida em 3 de maio de 1941.
Presenças
Além dos secretários de Governo, Antônio Neto, e de Saúde, Neris Júnior, participaram do evento o presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), Ítalo Rodrigues, e o reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes.
Também estiveram presentes familiares do médico e governador Leônidas Melo, idealizador e construtor do HGV; ex-diretores do hospital, o vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, acadêmicos de medicina e o deputado estadual Pablo Santos, autor da emenda parlamentar que viabilizou a publicação da obra, executada através da Secretaria Estadual de Cultura e publicada pela Bienal Editora.
A família de Leônidas Melo foi representada pela filha, professora Socorro Melo, e por netos e bisnetos, dentre eles o pequeno Bernardo, de apenas 8 anos.
Os professores Felipe Mendes e Plínio Macêdo, membros da Academia Piauiense de Letras, também se fizeram presentes.
Piauí grande
A apresentação do livro foi feita pelo médico Luiz Ayrton Santos Júnior, professor de História da Medicina na FACIME/Universidade Estadual do Piauí e membro da Academia Piauiense de Letras e da Academia de Medicina do Piauí.
Segundo Zózimo Tavares, o livro nasceu da curiosidade que todos temos pelas coisas grandiosas do Piauí. “E o HGV é uma delas. Até o início dos anos 1970, foi a maior obra pública do Estado, só perdendo esta posição após a construção da usina hidrelétrica de Boa Esperança”, observou.
O secretário Antônio Neto parabenizou o jornalista Zózimo Tavares pela obra e destacou que ela será um legado importante para a história da medicina do Piauí e para a história do nosso Estado.
O secretário de Saúde, Neris Junior, também destacou a importância do livro pelo resgate que faz da história do maior hospital do Piauí.
















Em solenidade concorrida e prestigiada, foi lançado, nesta quarta-feira (18/05), em Teresina, o livro autobiográfico “Pedro Almeida – Uma escolha pela vida”.
O lançamento foi feito no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Piauí, com apresentação do editor da obra, jornalista e escritor Zózimo Tavares, e do seu coautor, professor e desembargador Arnaldo Boson, do Tribunal Regional do Trabalho – 22ª Região.
Além de políticos, magistrados, empresários e outros convidados, participaram do lançamento o presidente da Academia de Medicina do Piauí, Itamar Costa; a presidente da Academia Piauiense de Letras Jurídicas, Fides Angélica, e o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí, professor Fonseca Neto.
A renda do lançamento foi destinada integralmente ao Lar de Maria, instituição que cuida de pacientes portadores de câncer em Teresina.
O livro será lançado nesta sexta-feira (20/05) no município de Remanso, onde o biografado reside e atua como médico há quase 50 anos, atendendo pacientes da Bahia, Pernambuco e Piauí.
Com 215 páginas e publicado pela Bienal Editora, o livro conta a vida e a trajetória profissional do médico Pedro Almeida da Silva, nascido no município baiano de Campo Alegre de Lourdes, em 1945.
Título de Cidadania
O lançamento em Teresina ocorreu depois que o biografado e o coautor receberam no plenário da Assembleia Legislativa o título de Cidadão Piauiense.
O médico recebeu o título de Cidadão Piauiense por proposição do deputado Severo Eulálio (MDB), em reconhecimento aos serviços prestados aos piauienses da região de São Raimundo Nonato.
O título de cidadania para o desembargador Arnaldo Boson foi proposto pelo deputado João Mádison, também do MDB.
Boson fez da tribuna da Assembleia o discurso de agradecimento em nome dos homenageados.
CLIQUE AQUI e leia o pronunciamento:





O médico baiano Pedro Almeida da Silva recebe, nesta quarta-feira (18/05), às 10 horas, na Assembleia Legislativa, o título de Cidadão Piauiense.
Em seguida, ele lança no Salão Nobre da Assembleia o livro “Pedro Almeida – Uma escolha pela vida”, sobre sua vida e trajetória profissional.
A obra, publicada pela Bienal Editora, foi organizada pelo desembargador e professor Arnaldo Boson, que na ocasião também receberá o título de Cidadão Piauiense.
O biografado
Pedro Almeida da Silva nasceu em maio de 1945, no município de Campo Alegre de Lourdes, na Bahia.
Reside na cidade baiana de Remanso, onde atua como médico desde 1974. É sócio-fundador do Hospital São Pedro, na cidade onde mora.
O livro conta a sua história de vida e medicina, marcada por intensa atuação profissional, por quase 50 anos, no Vale do São Francisco, atendendo pacientes de municípios dos Estados da Bahia, Pernambuco e Piauí.
A obra será lançada na sexta-feira (20) em Remanso.
O médico recebe o título de Cidadão Piauiense por proposição do deputado Severo Eulálio (MDB), em reconhecimento aos serviços prestados aos piauienses da região de São Raimundo Nonato.

O escritor e acadêmico Oton Lustosa lança, neste sábado (14/05), o seu mais novo livro, “Em busca de uma rede na varada”.
O lançamento está marcado para as 10 horas, no auditório da Academia Piauiense de Letras.
A apresentação da obra será feita pela professora e acadêmica Socorro Rios Magalhães.
Contos
Em seu novo livro, Oton Lustosa, romancista e contista consagrado, retorna à narrativa curta.
A obra reúne 12 contos sobre temática variada. Em alguns deles, opera-se a metaliteratura.
Outros são construídos com singularidades inusitadas, sempre inspirados na vida e suas circunstâncias.
O autor
Oton Lustosa nasceu em Parnaguá, no Extremo-Sul do Piauí. Bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal do Piauí.
É magistrado e membro da Academia Piauiense de Letras.
Estreou na literatura com o romance “Meia-Vida”, publicado em 1999 e com segunda edição lançada em 2016.
Publicou seu primeiro livro de contos, “O pescador de personagens”, em 2000.
“Vozes da Ribanceira”, seu segundo romance, foi lançado em 2003.
O novo livro de Oton Lustosa sai pela Bienal Editora.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, recebeu em Brasília um exemplar do livro “Carnaúba, uma riqueza do Piauí”, do jornalista Zózimo Tavares.
A obra foi um presente do superintendente municipal de Turismo de Parnaíba, Joaquim Vidal de Araújo (Joca).
O livro, contemplado com o Prêmio Maria da Inglaterra, da Secretaria Estadual de Cultura, foi publicado no ano passado, com recursos do Governo Federal, através da Lei Aldir Blanc, de incentivo à cultura.
Trata-se de uma edição bilíngue (português e inglês) que conta a história da carnaúba, sua influência na economia e suas multiplicas aplicações na indústria, ao longo do tempo, bem como o seu uso na construção civil e no paisagismo.


O lançamento do livro autobiográfico Silvio Leite: Marcas que marcam – uma história de sucessos será na próxima terça-feira, dia 21, em Teresina.
O lançamento da obra se dará em três momentos.
Abrindo o programa de autógrafos, o autor estará a partir das 7h30 no Centro Cultural do Sesc na Avenida Cajuína, onde haverá ato ecumênico e recital de Natal.
A sessão de autógrafos no Sesc Cultural prossegue até às 14h.
A partir das 15h, Silvio Leite estará na Livraria Anchieta, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 1557.
Já entre as 19 e 21 horas, ele dará autógrafos na Livraria Universitária, no Riverside.
O exemplar do livro custa R$ 49,90 e deve ser pago através do cartão CrediShop, via pix ou em espécie.
A receita da venda obra será integralmente doada pelo autor à Apae de Piripiri, ao Lar da Criança de Campo Maior e ao Lar de Maria, em Teresina.
O autor está agendando lançamentos também para vários municípios do Piauí.
Neste livro, de 460 páginas, novo lançamento da Bienal Editora, o publicitário e empresário Sílvio Leite conta a história de sua vida e os 50 anos de sua carreira profissional, assinalada pela propaganda e pelo empreendedorismo.
Por João Cláudio Moreno (*)
Símbolo vegetal do Piauí (está presente até no brasão oficial do Estado), riqueza máxima que possibilitou a urbanização e a pujança da economia de alguns centros piauienses, no passado,
Faltava em nossa bibliografia uma obra referente e considerável. O Governo entendeu isto, Zózimo topou a parada. Fabio Novo estimulou, e viabilizou a obra através do Siec/Lei Aldir Blanc com os recursos necessários, e a obra surgiu: eu fui um dos primeiros a receber, cortesia do amigo @zozimotavares … Posso garantir que o trabalho está uma beleza.
É importante ressaltar a qualidade do talento do @paulothemoura, ele é quem cuida da forma de todos os conteúdos impressos do Zózimo.
Merece, sim, uma live solene, bem participada.
Preencheu uma lacuna, onde ainda sobra muito espaço.
Muitas vezes ainda deveremos voltar ao tema. E o Estado, independente de quem seja o governador, deve sempre incentivar atitudes nesse campo…
Falta, no entanto, ainda, sobre a carnaúba, uma contribuição literária.
Precisamos ter um romance sobre o ciclo da carnaúba, um e vários. Tal qual como Jorge Amado fez com o cacau na Bahia, e Márcio de Sousa, com a borracha, na Amazônia.
Tomara que não demore!
(*) Publicado nas redes sociais, em 24 de maio de 2021