O concurso público realizado pela Secretaria de Fazenda do Piauí, ora em andamento, cumpre a lei que exige questões de Conhecimentos Regionais nas provas objetivas.
Das 80 questões da prova para Auditor Fiscal da Fazenda Estadual, realizada domingo passado (13/07), por exemplo, 15 foram de Conhecimentos Regionais.
A maioria dessas questões pôde ser respondida corretamente com a leitura do livro “O Piauí no Século 20 – 100 fatos que marcaram o Estado entre 1900 e 2000”, do jornalista e escritor Zózimo Tavares, obra publicada pela Bienal Editora e muito procurada pelos candidatos ao concurso.
Lei Evaldo Gomes
A inclusão de questões de Conhecimentos Regionais (história, geografia, literatura, etc.) em concursos públicos realizados pelo Governo do Piauí é determinada pela Lei nº 7.323/2019 (Lei Evaldo Gomes).
O concurso da SEFAZ oferece 80 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva, para os cargos de Auditor Fiscal, Analista do Tesouro, Auditor Governamental e Agente de Tributos da Fazenda Estadual.
O salário inicial varia de R$ 10.042,57 a R$ 27.625,52.
A banca organizadora é a Fundação Carlos Chagas – FCC.
Ao todo, 16.642 candidatos se inscreveram ao concurso.
O cargo mais concorrido é o de Auditor Fiscal da Fazenda Estadual – Área de Conhecimento Geral, com mais de 7 mil inscritos.
(Com informações de: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concurso-sefaz-pi/)
Veja algumas das questões sobre Conhecimentos Regionais:






Livro muito procurado pelos candidatos ao concurso da SEFAZ