“De Valença para o mundo” foi o tema da palestra que o jornalista e escritor Zózimo Tavares proferiu no Salão do Livro de Valença (SaLiVa), no sábado passado (18/10).
O jornalista falou sobre a trajetória política do senador Petrônio Portella, nascido em Valença, em 12 de setembro de 1925.
Biógrafo de Petrônio, Zózimo Tavares discorreu sobre a infância do biografado em Valença do Piauí, sua transferência para Teresina, aos 12 anos, os estudos no Rio de Janeiro e a carreira política.
O palestrante citou episódios sobre a atuação de Petrônio como deputado estadual, prefeito de Teresina, governador do Piauí, senador da República e ministro da Justiça.
Ele destacou os encontros de Petrônio Portella com várias personalidades mundiais, entre elas dois presidentes norte-americanos – John Kennedy, quando era governador, e Jimmy Carter, quando presidiu o Congresso Nacional.
O escritor afirmou que, apesar de ter saído muito novo de Valença e de viver longe da terra natal, Petrônio carregava a cidade no coração.
“Em suas entrevistas e conferências, ele sempre se reportava ao Piauí e a Valença. E sua chácara em Brasília recebeu justamente o nome de “Valença”. Para que maior declaração de amor? ”, concluiu.

14º SaLiVa no CETI Santo Antônio, em Valença do Piauí.

Coordenador do SaLiVa, Kássio Gomes, apresenta o escritor.

