História do senador é contada em três biografias
Zózimo Tavares (*)
A vida pessoal, a atuação profissional e a carreira pública do ex-senador Dirceu Arcoverde são contadas em três livros biográficos.
O primeiro, “A eleição de um líder”, tem como foco a campanha eleitoral de 1978 para o Senado no Piauí e trata também do ingresso do médico na vida pública. A obra foi publicada logo após as eleições.
O segundo, “Dirceu Arcoverde: Missão cumprida”, conta a trajetória profissional do ex-governador e narra a agonia vivida pelos piauienses durante a semana de internação do senador, em Brasília, logo após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na tribuna do Senado.
O livro saiu em 1982 e narra o clima de comoção pública que se abateu sobre o Piauí após o falecimento de Dirceu Arcoverde. Também aponta as consequências do fato para a política estadual.
Estes dois livros foram escritos pelo jornalista e advogado José Lopes dos Santos (1919 – 2006), no calor dos acontecimentos, e as edições estão esgotadas.
Nova biografia
Em 2019, na passagem dos 30 anos do falecimento do senador, escrevi o livro “Dirceu Arcoverde – Esperança interrompida”.
A obra está sendo relançada agora, no centenário de nascimento do biografado.
O livro, ilustrado com imagens da época e depoimentos dos contemporâneos, traça a trajetória profissional e política do senador, desenhando o contexto político da época. E publica na integra seu histórico discurso no Senado.
(*) Jornalista e escritor, membro da Academia Piauiense de Letras.

Capas dos livros biográficos escritos por José Lopes dos Santos e Zózimo Tavares/Imagens: Acervo Bienal