Therê – Guia Literário e Afetivo de Teresina é o novo livro do escritor Arnaldo Boson Paes.
A obra foi lançada no aniversário do autor, sábado passado (25/10), na presença de familiares, amigos e outros convidados.
Já no prólogo, Boson traz a explicação do título, gravado na Grande Enciclopédia Internacional de Piauiês, do jornalista, professor e poeta Paulo José Cunha: “Therê, forma sincopada de Teresina, como Sampa é de São Paulo, Copa é de Copacabana, Floripa de Florianpolopis, Belô de Belo Horizonte”.
Em prosa e verso
O livro apresenta Teresina na visão de historiadores, romancistas, poetas, cronistas e compositores que interpretam a cidade desde a sua origem, em 1852, até os dias atuais.
Boson faz recortes das obras desses autores de modo a enquadrar a capital em cada momento retratado por eles:
“Nossa aventura literária levará o leitor à Cidade Nascente de Monsenhor Chaves, à Cidade Provinciana de Abdias Neves e à Cidade em Chamas de Fontes Ipiapina. Continuaremos pela Cidade Pitoresca de H. Dobal e pela Cidade Amada de A. Tito Filho”.
E promete, ainda:
“Nossa jornada não para aí: ela guiará o leitor também pela Cidade Verde de Ribamar Garcia, a Cidade Marginal de Oton Lustosa, a Cidade Mutante de Cineas Santos. E também pela Cidade Poética de Lucídio Freitas e de outros poetas e, finalmente, pela Cidade Musical de Torquato Neto e de outros compositores”.
O autor
Arnaldo Boson Paes é baiano. Desde a adolescência mora em Teresina, onde deu prosseguimento aos seus estudos, fez-se magistrado, professor universitário e escritor.
Seu novo livro, publicado pela Bienal Editora, já foi distribuído nas principais livrarias de Teresina.
(Imagens: Jonathan Dourado)

Isabel Fonteles, governador Rafael Fonteles, Boson e Van Fernandes.

O autor e família.

Boson com a presidente da APL, Fides Angélica, e o professor Marcelino Leal.

Com o conselheiro Jaylson Campelo, apresentador da obra, e Fabrícia.






 
								 
											 
								 
								 
								 
								